Colaboração com Francisco Miguel Nogueira

Francisco Miguel NogueiraÉ com grande satisfação que o Ensemble da Sé de Angra irá iniciar uma colaboração com o historiador terceirense Francisco Miguel Nogueira. Tem sido uma das principais preocupações deste grupo desde a sua fundação, para além da atenção dada aos pormenores musicais da época, a valorização do espaço contextual onde realiza actuações. Desta forma e no seguimento de um melhor enquadramento entre a música que é interpretada e os espaços onde é interpretada, este agrupamento resolveu associar a música à história local onde a colaboração do Dr. Francisco Miguel Nogueira será uma mais valia.

«Francisco Miguel Lima Nogueira nasceu em 1985, na Agualva, Ilha Terceira. Licenciou-se em História, 2006, no ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa. Mestre em História Moderna e Contemporânea, com especialidade em Relações Internacionais com tese intitulada “O impacto da presença britânica na Ilha Terceira (1943-1946)”, pela mesma universidade. É atualmente Doutorando em História Moderna e Contemporânea, Especialidade em Defesa e Relações Internacionais pelo ISCTE-IUL.

Colaborou com a Associação da União Europeia da Amnistia Internacional em 2006 e com o Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa.

Realizou diversos cursos através do Centro de Conhecimentos dos Açores, em colaboração com o Departamento de História, Filosofia e Ciências Sociais da Universidade dos Açores, entre os quais, “História da Arte e do Património Construído nos Açores” e “Portugal, os Açores e o domínio filipino”.

Foi auditor no II Curso Intensivo de Segurança e Defesa do Instituto de Defesa Nacional, no ano letivo de 2011/2012.

Lecionou a disciplina de História das Relações Internacionais no campus de Angra do Heroísmo da Universidade dos Açores.

Exerce ainda a atividade de Historiador, debruçando-se tanto em investigações em História de Portugal, como local, tendo participado na redação de textos e livros. Tem aprofundado a inventariação, estudo e análise de documentação em História dos Açores. É cronista do blogue nacional Meio Crescente e de História dos Açores do Jornal da Praia, do jornal das comunidades portuguesas A Tribuna Portuguesa, entre outros órgãos de comunicação social. Tem uma rúbrica, História Nossa, na rádio Azoresglobal e na Voz dos Açores, na Califórnia,

É Coadministrador do blogue e página de História dos Açores.

Tem realizado diversas palestras sobre os Açores e a II Guerra Mundial e sobre o período liberal.»

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s