Polifonia Portuguesa para a Semana Santa

Sé de Angra (interior) (1)A polifonia portuguesa dos séculos XVI e XVII é riquíssima no que se trata ao repertório para a Quaresma e Semana Santa. Desta forma, torna-se quase imperativo que os agrupamentos que se dedicam à prática de música sacra destes séculos incluam nos seus programas Lamentações de Jeremias, responsórios e motetes de alguns dos compositores mais brilhantes da nossa história musical.

O Ensemble da Sé de Angra não é excepção e, assim, tem incluído algumas obras de compositores como Manuel Cardoso (1566-1650), Estêvão Lopes Morago (c.1575-c.1630) ou Francisco Martins (1620-1680).

Partilhamos três vídeos do nosso último concerto na Igreja Matriz de Santa Cruz, Praia da Vitória, a 3 de Fevereiro de 2013. O primeiro é In Monte Oliveti, primeiro responsório das Matinas de Quinta-Feira Santa de Manuel Cardoso; o segundo, O Vos Omnes é o quinto responsório das Matinas de Sábado Santo de Francisco Martins e por último, Sepulto Domino, motete de Estêvão Lopes Morago com texto do nono responsório das Matinas de Sábado Santo.

Ensemble da Sé de Angra: Carolina Barbosa (superius), Ana Sousa (altus), Luís Henriques (tenor) e Jorge Barbosa (bassus).



Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s